Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário e o Problema do Saga “Vilosão”
Olá, Cavaleiros!! Olá Amazonas!! O filme “Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário” nos trouxe uma nova versão dos nossos queridos Cavaleiros e da Saga do Santuário. Entre as controversas dos fãs, uns gostaram e outros nem tanto. Mas uma das coisas que essa versão nos trouxe se distanciando muito da versão original foi todo o contexto que envolve o Cavaleiro de Gêmeos, Saga.
Nessa versão Saga já aparece na primeira cena (que também é o primeiro combate) em uma luta com Shura de Capricórnio e o (amado) Aiolos de Sagitário. Não sabemos quem ele é, e ele já morre (só que não). Depois (como já sabemos na versão original) é revelado que o Grande Mestre na verdade é o Saga disfarçado. Depois de um filme (apressado) onde ele é o articulador por trás da guerra civil que se encontra no Santuário o grande vilão se revela. E aí começa as sucessões de erros com o personagem.
Para criar um momento impactante (principalmente visualmente) no final do filme, a direção (de Keiichi Sato) optou por caricaturar o personagem (mais do que ele já é) tornando o Saga um vilão genérico. Essa necessidade de criar um vilão grande (literalmente) é o que acaba desviando o filme dos padrões de CDZ (que nunca (nunca mesmo) precisou disso para criar bons vilões com finais épicos).
O resultado disso tudo é um Saga com um olhar de um psicopata (até aí tudo bem), mas só até aí. É como se nós vimos o personagem, mas não o reconhecemos. Um vilão caricato não é o problema em CDZ, nós já estamos acostumados e a série sabe fazer (apesar de genérico) muito bem. O problema é que não tem impacto, CDZ quando quer, sabe entregar uma cena impactante. E toda essa tentativa de criar um bom vilão com mesmo personagem e em outra versão acaba não funcionando já que a história acaba perdendo qualidade (já que o filme não respeita a história do próprio personagem que já é tão marcante para nós).
No fim, a dublagem inquestionavelmente perfeita do Saga acaba disfarçando o mal uso do personagem que até teve que apelar para um “megazord” na última batalha (sem falar naquela estátua gigante ganhando vida para ocupar os outros Cavaleiros de Ouro). Saga de Gêmeos sempre será uns dos vilões mais marcantes dos animes. Não importa o quão usam ele de forma errada, ele sempre será o dono da coisa toda!
- Morra Seiya!!!!
E, aí?! Curtiu o post de hoje? Concorda de discorda? Opiniões diversas são sempre bem-vindas. Compartilhe esse post e o blog para a comunidade crescer.
Não deixe de acessar outros conteúdos aqui no blog. Fui!!
Nenhum comentário: